domingo, 30 de setembro de 2012

Configurar Impressão

A tela de configuração de impressão pode ser aberta a partir do ícone, na tela de visualização. A Figura 1 mostra a localização dos botões na tela do visualizador.
Figura 1 - Tela do Visualizador
Ao abrir a tela é apresentada a janela com as configurações. O componente busca as configurações que foram feitas para a impressora no painel de controle do Windows.
Figura 2 - Tela de Configuração de Impressão

Através dessa tela, o usuário pode selecionar as seguintes opções de impressão:

  • Impressora: Apresenta uma lista com todas as impressoras disponíveis no painel de impressora do Windows.
  • Tamanho do Papel: Apresenta a lista dos tamanhos de papel disponíveis para a impressora selecionada. 
  • Origem do Papel: Permite escolher a bandeja de papel para a impressão, quando a impressora suporta mais de uma bandeja.
  • Páginas: Permite selecionar quais páginas devem ser impressas. Pode-se selecionar todas as páginas, a página atual ou uma faixa de páginas. Pode-se selecionar também a impressão apenas das páginas ímpares ou pares.
  • Cópias: Indica o número de cópias que devem ser impressas da mesma seleção de páginas do relatório.
  • Usar Recurso do Driver: Essa seleção permite escolher se o componente irá utilizar o recurso do driver da impressora. Se selecionado, indica que o relatório será enviado apenas uma vez para o driver e ele irá replicar as cópias. Caso contrário, o componente irá enviar cada cópia separadamente para a impressora dentro do mesmo Job de impressão. Essa opção é útil quando o driver não tem suporte de múltiplas cópias. A seleção que o usuário fizer para o uso ou não do driver para as cópias, é salva para a próxima vez que usar a impressora.
  • Cor: Permite escolher entre impressão colorida ou em preto e branco.
  • Orientação: Permite escolher entre orientação retrato ou paisagem. É importante que o relatório seja desenhado para orientação retrato para que possa ser impresso em paisagem. No caso do relatório ter sido escrito no modo paisagem, caso o usuário mudar a seleção para a impressão retrato, os dados podem ser cortados.
  • Imprimir Frente e Verso: Permite que o usuário escolha a impressão frente e verso nos drivers que suportam essa configuração. A maioria das impressoras tem suporte no modo manual, Isso significa que o usuário precisará "virar" o papel manualmente quando selecionar essa opção. O tipo de virada de página (horizontal ou vertical) é uma escolha do usuário de acordo com a sua necessidade.
  • Resolução: O usuário pode escolher a qualidade da impressão.
É importante lembrar que quando o usuário altera as opções de impressora ou tamanho de papel, o componente reinicia as rotinas internas de geração do relatório para o novo tamanho/driver. Por isso ;e importante programar o evento IniciarRelatorio do ReportMain para zerar as variáveis ou acumuladores internos usados no relatório. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário