domingo, 30 de setembro de 2012

Salvar Diretamente para Arquivo

Com o Visual ReportX é possível salvar diretamente o relatório para arquivo sem passar pela visualização. Os tipos atualmente suportados são: PDF, VRX, XLS, HTM, TXT, JPG.
No caso do tipo PDF, no entanto, é que preciso que a máquina tenha instalado o PDF Creator. Ele é uma espécie de impressora virtual e é um freeware. Além de habilitar o componente, caso tenha outras rotinas de impressão no seu sistema que utilizem o objeto Printer, pode apontar para essa impressora virtual para que a impressão seja salva em arquivo PDF.
O exemplo abaixo mostra como salvar o relatório do exemplo utilizado no post Hello! ReportX em PDF.
Para programar o componente, basta configurar as propriedades NomeArquivo, Visualizar, e Salvar do ReportMain, antes de ativar, conforme mostra a figura abaixo.
Figura 1 - Janela do código
Dessa forma, ao executar o relatório, o visualizador não será aberto e será apresentada a tela do relatório sendo salvo.
Figura 2 - Janela enquanto salva o relatório
Além dessa opção, pode-se ligar a propriedade ModoSilencioso do ReportMain. Ela é útil quando não queremos mostrar essa janela da Figura 2 enquanto o relatório é salvo.
Para mudar o tipo de arquivo a ser salvo, basta mudar a extensão do nome do arquivo que é colocado na propriedade NomeArquivo

É possível definir também um nome de arquivo com a extensão EML. Ao definir dessa forma, além de salvar o arquivo no local indicado, o componente irá enviar o comando para abrir um novo email e anexar esse arquivo. Nesse caso, como o tipo definido foi EML, o tipo de arquivo gerado para o anexo, e as configurações para o email, serão obtidas da tela de opções que está disponível no visualizador, como mostra a figura abaixo. 
Figura 3 - Janela de opções do usuário para os relatórios
Para os tipos de arquivo VRX, XLS, HTM e JPG essa janela também define as configurações que são usadas quando os arquivos estão sendo gerados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário